Sejam Bem vindos...

Sou uma amante das Artes Manuais. Cada dia me apaixono por uma técnica nova. Tenho transformado as artes em terapia. Sou apaixonada por bordados em ponto de cruz, decoupagem em caixinhas de MDF, Scrapbook, etc...
Se você também gosta de artes, está no blog certo...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Scrapbook

Muita gente tem me perguntado o que é Scrapbook, então resolvi postar um resuminho do que com esta técnica pode-ser fazer...

Scrapbook surgiu como um hobby há mais de 100 anos e está cada vez mais presente nos dias de hoje, sendo um método seguro para guardar nossas fotos e lembranças.

De uma maneira geral Scrapbook ou scrapbooking é a arte de decorar álbuns fotográficos. Porém pode–se usar esta técnica também para fazer convites, cartões comemorativos,decorar festas, caixas, peças de madeira, agendas, marcadores de livro, livro de assinaturas,lembrancinhas e tudo que sua imaginação permitir.

O termo “scrapbook” vem de papéis coloridos brilhantes que eram chamados de “scrap” sendo originalmente os recheios dos primeiros álbuns. A arte de Scrapbook teve início há muitos séculos, através de diários, jornais e livros, na Alemanha passando então para Inglaterra. No século XVII havia um tipo de “álbum” chamado de Commonplace Books, onde as pessoas escreviam poemas e anotações; estes diários eram feitos à mão. Outro tipo interessante era o “álbum dos amigos”, nesse “álbum” havia pensamentos e recordações, sendo costume na época colecionar cabelos dos amigos como lembrança. Nos Estados Unidos, a arte do Scrapbook chegou há mais de cem anos, desenvolvendo-se principalmente na América do Norte, em regiões como Salt Lake City em Utah, onde se concentram muitas famílias da religião Mórmon.

Por volta de 1880 quando a primeira câmera foi inventada, as fotos de família foram aparecendo nos álbuns. Países como Inglaterra, Austrália, mas principalmente EUA, mostrou grande interesse pela arte.

Os materiais mais utilizados são: papéis acid free, cola acid free, adesivos 3D, fotos, canetas acid free, linhas, botões, ilhóses,tinta acrílica, ferramentas como furadores, cortadores de círculos, máquinas manuais e digitais de corte e papel e tecido, e tudo o que possa conferir mais beleza e harmonia, guardando assim o momento registrado nas fotos, sem o risco de desbotar,amarelar, manchar ou se descolar com o tempo.

Experimente, você poderá se apaixonar, como eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário